"The important thing is to realize that electric information systems are like environments in the full organic sense." Marshall McLuhan

2.10.2003

Tempo de clones, tempo de imagens

Muitas vezes se diz que esta ou aquela pessoa ainda não se encontrou.
Mas a pessoa não é algo que se encontra. É aquilo que se cria.
Thomas Szasz

No ciberespaço existe uma comunidade efervescente tão fértil em ideias quanto despojada de lei e ordem. Na expressão de Bruce Sterling, trata-se de um Oeste selvagem em processo de capitulação frente a colonos irredutíveis. Mas até agora onde primou o teclado e a escrita, a abstracção mais ou menos sincera da linguagem, instala-se uma nova era: a das imagens que originam os clones e os ambientes virtuais; que criam os duplos de moto próprio se ainda não de inteligência artificial; que prolongam a vida para além do mundo físico promovendo uma autêntica esquisofrenização da sociedade e exigem, assim, um novo milagre da Criação e os seus Mandamentos (os melhores exemplos, apesar de ainda imberbes, chegam-nos da área dos jogos online, como «Everquest» ou «Diablo II». Por agora, os clones desligam-se quando desligamos o programa; mas isso não tem, forçosamente, de assim ser).

«O ciberespaço não é apenas uma nova tecnologia, mas uma nova forma de escrita e uma nova filosofia, pronta a conquistar o mundo, portadora de consequências económicas, sociais e culturais revolucionárias», afirmou Philippe Quéau. Penso que uma das mais interessantes consequências desta nova escrita revelar-se-á aos nível dos «comportamentos virtuais». Comportamentos esses que já não serão da exclusiva esfera humana tal como a entendemos (a crença é básica: um corpo habitado ou movido por um espiríto auto-consciente). Algoritmicamente dotadas de alguma liberdade de acção, serei eu responsável pelo mau comportamento e eventuais danos causados -- na esfera virtual -- pelas minhas extensões electrónicas, pelos meus clones? A lei e a ética terão de responder a estas questões rapidamente.

Mas implicações de um Ciberespaço habitado por imagens e andróides não se reduzem a problemas da moral, contaminam também um dos principais temas da actualidade: o design. Para lá da voracidade dos clones -- ou agentes inteligentes que nos representam -- em termos de largura de banda (e isto porque se supõe que venham a desempenhar uma série de tarefas que hoje em dia não são realmente realizadas no Ciberespaço) há outros factores a ter em conta e que virão a transfigurar completamente a actual paisagem da World Wide Web e dos media digitais em geral. Desenhar um website, p.e., para que este seja visto por olhos humanos é muito diferente de desenhar um website capaz de ser visto por programas de software inteligente.

O que agora está em jogo, já não são os prodígios técnicos por detrás destas imagens habitadas por inteligência e, quiçá, consciência. Sabermos que é apenas uma questão de mais ou menos tempo para que o cálculo computacional responda a todas as solicitações, desvia o espanto e a necessidade de saber para questões além da tecnologia. Temos agora que perguntar: como vamos ser no ciberespaço? quem seremos nesta nova esfera da existência, o mundo virtual?

As imagens já não fazem parte do mundo dos sonhos ou da imaginação: sonham-se a si mesmas; tornaram-se simulacro do que já era virtual; deram visibilidade a um mundo invisível; isto é, tornaram, enfim, real a sua essência imaterial e a sua natureza artificial. As velhas semiologias já não lhes servem, pois na vida virtual, as imagens serão os factos reais da percepção e experiência.

 

Photobucket - Video and Image Hosting My events (curator/producer):

>Projecto Ibérica (Lisbon + Madrid 1988, new video creation from the Iberian Peninsula show and conferences)

>Convention Zero (Lisbon, 1996, science-fiction and new media convention, w/ Derrick de Kerckhove, Olu Oguibe, Leo Ferreira and Industrial Light & Magic)

>Art+Technology=Multimedia (Lisbon, 1997, multimedia workshop, w/ Andrea Steinfl and RealWorld)

>Robotica Tribal, by Chico MacMurtrie and Amorphic Robot Works, S. Francisco (Lisbon, 1997, show and exhibition)

>Convention 1.0 (Lisbon, 1998, new media convention and Internet workshop for youths, w/ John Perry Barlow and Derrick de Kerckhove)

>Festival do Fim (Lisbon, 1999, new media and music festival, w/ José Bragança de Miranda, Coldcut, Ninja Tune et al)

>Oeiras Image Festival 02 - "Under Surveillance/Sob Vigilância" (Oeiras, 2002, new media festival, w/ Manuel De Landa, Geert Lovink, David Wood, José Bragança de Miranda et al)

>Oeiras Image Festival 04 - "Síntese/Syntesis" (Oeiras, 2004, new media festival, w/ Marcos Novak, Catherine Malabou, Olu Oguibe, José Bragança de Miranda et al)